A Virgem Maria apareceu, pela primeira vez, a 5 de Agosto de 1990 no monte Zvir.
As videntes são duas rapariguinhas: Ivetka Korcacová e Katarina Ceselkova.
Ivetka nasceu a 22 de Outubro de 1978 e frequentou durante o ano lectivo de 1991/92, o 7ª ano, na escola primária de Stará Lubovna. O seu pai, operário, trabalhava nos Estados Unidos, na altura das aparições. Actualmente, reside com a família em Litmanova. A mãe é doméstica.
Ivetka é a terceira de três irmãos (um rapaz e uma rapariga), bastante mais velhos do que ela, e já casados.
É, também, a vidente principal, a quem a Virgem Maria confia as suas mensagens. Esta transmissão faz-se através do pensamento, pelo que Ivekta ouve-A apenas interiormente, em espiríto.


Ivetka Korcakova
Via e ouvia Nossa Senhora e foi ela a escolhida para ser a mensageira. Data de nascimento: 1979 Localidade: Litmanova País: Eslováquia Idade à data da 1ª Aparição: 11 anos Idade à data da última Aparição: 16 anos Estado civil: Solteira, e mais tarde, Casou-se e tem filhos Data da morte: Ainda viva
Katka Ceselkova
Só via Nossa Senhora. Data de nascimento: 1978 Localidade: Litmanova País: Eslováquia Idade à data da 1ª Aparição: 12 anos Idade à data da última Aparição: 17 anos Estado civil: Solteira, e mais tarde, Casou-se e tem filhos Data da morte: Ainda vivaKatka Cesalkova, nasceu a 16 de Dezembro de 1977 e frequentou durante o ano lectivo de 1991/92, o 8º ano, na escola primária de Jarabina, uma aldeia vizinha.
O seu pai trabalha na cooperativa agricola da aldeia e a mãe é operária numa fábrica de parafusos em Stará Lubovna.
Katka tem sete irmãos. Durante as aparições vê a Virgem mas não ouve as mensagens, desempenhando o papel de uma testemunha passiva. No entanto, a visão que tem de Nossa Senhora, permite-lhe confirmar as palavras de Ivetka.
Durante a visão as videntes entram em êxtase, distanciando-se totalmente de tudo o que as rodeia, como se entrassem num outro mundo, onde tudo é perfeição, tal como diz Ivetka: ” Cerca de 3 minutos antes da aparição, invade-me um sentimento de felicidade absoluta e quando a Mamã chega, é como se sentisse o calor de um lar, que é algo que não consigo descrever propriamente. Entro num incrível mundo perfeito, onde não existem nem tempo nem espaço. Muitas vezes peço à Virgem Maria que me permita ficar ali com Ela. Sempre que regresso ao nosso mundo, sinto a diferença e sujidade deste mundo e o seu mal terrível, em contraste com aquele de onde acabei de sair”.
Um sacerdote que esteve no pequeno quarto durante uma das aparições descreve este estado de êxtase de forma muito clara: “As duas jovens olhavam directamente a Virgem Maria. Os seus rostos mantiveram-se sempre imóveis e sérios, com uma expressão transfigurada”.
As duas videntes descrevem a Virgem exactamente da mesma forma: jovem, de cerca de 18 anos, magra, cabelos castanhos, olhos azuis e sobrancelhas longas e castanhas.